sábado, 16 de outubro de 2010

Carta aos pais de Ontem, Hoje e Amanhã

enviado por Jussara Pacheco
Senhor Pai e Senhora mãe,

Se os Senhores, de forma voluntária ou involuntária, decidiram trazer ao mundo um “ser humano” seja responsável por ele do início ao fim. Lembrem-se que os drogados e os marginais de hoje foram as crianças fofuchas de ontem. Só que não receberam a atenção adequada e a autoridade na hora certa.

Fui Professora de uma escola particular de classe média-alta, e lá não existem mais crianças e adolescentes, mas, sim, “reizinhos” e “princesinhas”, que acham que o Professor e os funcionários da escola são seus servos. Os adolescentes problemáticos das Escolas públicas ainda têm uma justificativa: a pobreza. E aos filhos bem nascidos, moradores da zona sul, que sempre tiveram tudo, o que dizer?

Crianças mimadas e adolescentes mal-educados são a regra. Os pais acham que cabe à escola dar educação doméstica aos seus filhos e acham ruim quando são alertados pelos Professores do mau comportamento dos filhos.

Sou de uma época, Senhores, que o Professor era respeitado como o mestre, os funcionários da escola eram tratados com carinho. Hoje em dia, os valores se inverteram. Os Professores e funcionários é que têm que se adequar aos caprichos das crianças e adolescentes.

Os pais precisam impor limites e ensinar que o mundo não gira em tono dos seus filhos. Dizer “não” e repreender o filho também faz parte da educação, faz parte do Amor maternal e paternal.

Não permita que seu filho se torne um “reizinho drogado”. E não adianta culpar a segurança pública ou o Governo. Quem tem que cuidar do seu filho é você! Foi vc quem o trouxe ao mundo. Ele/ela é responsabilidade sua.

É vc quem tem que vigiar o que seu filho/a está vendo na TV, no computador...as amizades...as festas...as bebidas...as drogas..
Se seu filho foi vítima de um pedófilo ou foi seqüestrado, a culpa é sua, pois caberia a você resguardar a vida dessa criança ou adolescente. Não culpe a Polícia pq ainda não encontrou o maníaco que sumiu com seu filho...

Senhores, tenho 2 filhos e precisei parar de trabalhar para cuidar melhor deles. Foi uma decisão muito difícil. Meu marido sustenta a casa, sozinho, por isso nossa renda caiu pela metade, mas foi uma opção nossa. Não encontrei pessoas confiáveis para cuidar deles, e percebi que o comportamento deles estava confuso, pois recebiam a nossa educação e a educação das babás. Até que decidi abdicar da minha profissão, até que eles cheguem à adolescência e sejam responsáveis por seus próprios atos.

Enfim, cabe a nós a educação primordial dos nossos filhos. Escola é para alfabetizar e socializar a criança.
Se seu filho é problemático, cabe a você resolver o problema dele, antes de mandá-lo a uma escola, clube, festa, etc.

Esse desabafo é de uma mãe que zela muito pelos filhos, faz sacrifício para educá-los, mas que convive constantemente com crianças cheias de manias e desrespeitosas com os outros.

Cabe a nós ensinar as crianças dizerem: "bom dia", "obrigado", "desculpe"....enfim, respeitar as pessoas.....

O MUNDO NÃO TEM OBRIGAÇÃO DE AGUENTAR UMA CRIANÇA MAL-CRIADA E UM ADOLESCENTE DROGADO.

CRIAR FILHO NÃO É PARA QUALQUER UM. PENSE NISSO ANTES DE TÊ-LO.

Christiane Barreto Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário